Procure os melhores lugares perto de você!

Escola Carlitos

(11)3661-8284

ver telefone





Encontre este local


Rua, Itápolis , 463
Bairro: Higienópolis
São Paulo/SP
Cep: 01245-000






Compartilhar




Opções




Encontre escola, ensino em Escola Carlitos



Escola Carlitos



APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO
 
A Escola Carlitos iniciou suas atividades em fevereiro de 1980 na região de Higienópolis. Desde então, coloca em prática uma pedagogia apoiada na concepção de aluno que atua em seu próprio desenvolvimento e que deve fazer parte do ambiente cultural, social e cívico de seu mundo. Ação educativa que se fundamenta na erudição, na tradição, na inovação, permeada sempre pelos princípios éticos.
 
O nome da instituição Carlitos, faz referência ao personagem imortal de Charles Chaplin, um pobre andarilho de maneiras refinadas que se apresenta usando fraque apertado, calças largas, sapatos grandes surrados, bengala de bambu e bigode em forma de broxa. Aquele que consagrou o realizador, emocionando o mundo ao denunciar com beleza e graça as injustiças sociais de seu tempo. No escuro das salas de cinema, Carlitos emociona... Desencadeia risos e choros quase que ao mesmo tempo, ao expressar o cotidiano em imagens que, em pouco espaço de tempo, ora são cômicas, ora são dramáticas. Cativa pois sua personalidade é correta aos olhos de todos. É personagem sempre atual porque significa a imagem dos princípios de vida almejados em todas as épocas e da excelência da criação artística.
 
É Carlitos, no mundo da arte, o personagem que mais retrata, pela imagem em movimento, o humanismo do século XX – notavelmente os valores cidadãos estimáveis e desejados por qualquer pessoa e para os quais toda escola deve minimamente formar seus alunos. Valores humanitários e justos, como – liberdade, igualdade, respeito, solidariedade, responsabilidade – que contribuem para a melhoria da vida humana e que são os alicerces do Projeto Educacional da Escola Carlitos.
 
Mediante essa base humanista, a Escola tem como premissa o convívio e a democratização do conhecimento. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, garante a formação social, artística, linguística e científica de seus alunos pela descoberta e desenvolvimento de suas possibilidades, num ambiente muito mais solidário que competitivo, no qual o saber e o aprender acontecem de forma compartilhada.
 
Desse modo, a infância e a adolescência são valorizadas como etapas primordiais de construção da identidade com base na elaboração de diversas representações do mundo, crianças e adolescentes, ao longo da escolaridade e auxiliados por educadores, adquirem, através de sua própria atividade, diferentes repertórios socioculturais que os configuram como sujeitos. Gradativamente, ampliam, socializam, organizam e estruturam saberes em um ambiente de trabalho sistematizado e interativo, caracterizado pelo ensino e prática de atitudes desejáveis em relação ao conhecimento de mundo e ao bem comum. Aprende, o aluno da Escola Carlitos a conhecer, a conviver com o outro, a ser um cidadão competente, autônomo, responsável e justo.
 
A ESCOLA CARLITOS FUNDAMENTA SUA INTERFERÊNCIA EDUCACIONAL EM UMA SÉRIE DE PRINCÍPIOS.
 
A escola é espaço público de exercício da vida pública
 
A Escola é, para o aluno, o espaço que, intencionalmente, o auxilia na superação da cultura do individualismo, substituindo-a pela cultura da realização cooperativa. Em todas as etapas escolares, possibilita a vivência de normas que facilitam a convivência com as diferenças, a aquisição de saberes e de formas adequadas de comunicação. As práticas escolares o preparam para a vida pública, presente e futura, e o ensinam a lidar com os anseios e as frustrações pessoais, de modo a conquistar o prazer na convivência com os outros.
 
A escola é laica e respeita a diversidade
 
A Escola não assegura qualquer educação religiosa, pois acredita que tal formação deve ser dada pela família. Valoriza a convivência de todos os credos religiosos no espaço escolar, estimulando uma troca enriquecedora e respeitosa, educando o aluno para a alteridade.
 
Por ser laica, a Escola não comemora nenhuma data religiosa. No entanto, os costumes e outros conhecimentos relacionados a essas datas podem ser trazidos para a sala de aula pelos alunos, pois considera a aprendizagem da diversidade uma experiência enriquecedora.
 
A escola amplia e organiza conhecimentos
 
A Escola é a instituição educacional que propicia ao sujeito adquirir, de maneira sistemática, os saberes construídos pela humanidade. Proporciona, assim, que as experiências imediatas e desorganizadas se tornem um corpus de conhecimento que permita ao aluno conhecer e transformar o meio ao seu redor.
 
Na Escola se aprende a aprender
 
Na Escola Carlitos, o aluno entra em contato com estratégias eficientes de aprendizagem, utilizando-as, gradativamente, com autonomia para a aquisição de novos conhecimentos. Aprende a avaliar, transformar e ampliar seus próprios saberes por meio do desenvolvimento de competências metodológicas – levantamento e comprovação de hipóteses, busca de conhecimentos e elaboração de registros. Além disso, o aluno desenvolve atitudes e comportamentos favoráveis à aprendizagem – planejamento, atenção, observação, esforço, curiosidade –, de modo a realizar um trabalho tanto prazeroso quanto responsável.
 
O ensino da língua materna é tarefa primordial da Escola
 
Cabe à educação formal cultivar as habilidades de fala, escuta, leitura e escrita – fatores de inserção social. Na Escola, o aluno encontra e exercita todas as manifestações da língua portuguesa de maneira intensa, extensa, profunda e sistemática, aprendendo a comunicar, informar e aprender.
 
A Escola propicia o conhecimento da diversidade linguística e cultural
 
A Escola organiza um aprendizado interlinguístico diferenciado em sua concepção do bilíngue, normalmente direcionado somente ao aprendizado do inglês como representante das línguas estrangeiras.
 
O currículo da Escola Carlitos oferece a aprendizagem de várias línguas – a espanhola, a francesa e a inglesa –, a partir do estabelecimento de relações entre seus elementos linguísticos, considerando-os em seu contexto cultural. Essa perspectiva amplia a visão de mundo do aluno, fortalecendo a construção de sua identidade a partir da descoberta da diferença.
 
A educação escolar situa o estudante no presente e lhe transmite o conhecimento herdado
 
É missão da educação formar pessoas livres, conscientes e engajadas. A Escola favorece o contato de seu aluno com a realidade e preocupa-se em desenvolver o hábito de refletir sobre a contemporaneidade e vivê-la de maneira intensa. Nesse sentido, a leitura e a criação de jornais e revistas pautados na atualidade, bem como o incentivo à fala e à escrita crítica, fazem parte do cotidiano escolar.
 
O acervo cultural e sua relação com o presente é valorizado perante o aluno. A Escola acredita que só se pode pensar e viver a partir do que já foi pensado e vivido, de modo a compreender o conhecimento herdado nos mais diversos âmbitos da experiência humana, construída no saber codificado.
 
Cursos e ciclos
 
O projeto da Escola Carlitos atende estudantes de um a quatorze anos, aproximadamente. Assim como acontece nacionalmente, sua prática está organizada em séries anuais, que compõem os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
 
Os “anos” compõem ciclos – interligados pelo projeto pedagógico –, que levam em conta as especificidades curriculares de cada faixa etária.
 
Adaptação e Formação das classes
 
Quando a criança vai pela primeira vez à escola, vivencia a ausência, momentânea, daquilo que lhe é familiar – seus pais, sua casa, seus brinquedos, sua rotina. Ela se vê frente a frente com novos desafios apresentados por outro meio social, tais como o relacionamento com crianças e adultos estranhos para ela e a vivência de uma rotina estruturada a partir de situações de aprendizagem diversificadas, planejadas pelo professor.
 
Essas situações regulam as relações afetivas entre crianças e adultos e proporcionam o desenvolvimento de capacidades diversas em diferentes âmbitos, como os das linguagens orais, escrita, matemática, plástica, musical, e a descoberta do eu e do mundo. São prioritariamente coletivas, organizam a vida do grupo e ensinam atitudes e procedimentos que só podem ser aprendidos num espaço social mais amplo.
 
O início na Escola Carlitos pressupõe um período de adaptação cuidadosamente planejado pela equipe pedagógica e vivenciado em parceria com as famílias. No ciclo 1 (Grupos 1 a 4), a adaptação começa com uma entrevista com os pais, realizada pela orientadora pedagógica, que visa esclarecer dúvidas e obter informações sobre os hábitos, preferências entre outras informações sobre a criança que auxiliem as professoras a tornar a vivência de separação dos pais e entrada num ambiente desconhecido menos angustiante.
 
No que tange os grupos 1 e 2, delimita-se um período menor do que 4 horas de permanência na Escola nos primeiros dias, para que a criança se adapte. Esse período passará a ser de 4 horas assim que o aluno estiver adaptado.
Pede-se que um adulto responsável pela criança permaneça na Escola, num espaço extraclasse, para auxiliar nesse processo.
 
Formação das Classes
 
As classes são formadas de acordo com a faixa etária do aluno.
 
Alimentação e Aniversários
 
A Escola Carlitos procura estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e, dentro do possível, interfere nesse aspecto junto ao aluno. Traz informações sobre a relação entre alimentação e saúde, e procura definir algumas regras para as refeições feitas na Escola.
 
O lanche trazido deve estar acondicionado, na mochila ou lancheira, separado das roupas e de outros objetos. Deve compor-se de alimentos sólidos, saudáveis e não perecíveis rapidamente, como frutas (secas ou frescas), legumes, pão com queijo, requeijão, manteiga, mel, geleia, bolo e bolachas sem recheio.
 
Solicita-se que o aluno dos grupos 1 e 2 da manhã traga somente uma fruta e queijo, bolacha ou pão integral.A Escola fornece, diariamente, leite ou suco, preparados pouco antes de seu consumo. Às sextas-feiras é servido bolo para os alunos a partir do grupo 3, sendo desnecessário o envio de lanche.
 
O aluno dos Grupos 1 e 2 que use mamadeira deve manter uma na escola, e, se necessário, um copo com tampa. Ambos serão devolvidos no final do ano.
 
Aniversários
 
A comemoração do aniversário pode ocorrer na Escola, na companhia de seu professor e colegas de classe, durante o horário do lanche. Deve ser um momento simples, íntimo e afetuoso, portanto, sem filmagens, animações e objetos de decoração que interfiram na dinâmica do trabalho. Solicita-se que o aniversariante não traga “lembrancinhas” e que seus colegas não tragam presentes.
 
O aluno da Educação Infantil pode trazer um bolo, um prato de doces e de salgados prontos para consumo. Não é permitido trazer refrigerantes, pois o suco é servido normalmente pela escola. Pode-se enviar uma máquina fotográfica para que seja registrado o momento do “Parabéns a você”. A professora deve ser consultada com antecedência sobre a data da comemoração para incluí-la na rotina da classe.
 
Comunicação com a escola
 
Os pais devem ler todos os comunicados enviados pela Escola para se manterem informados com relação às normas e aos eventos, para poder transmiti-los com clareza a seu filho. Isso o ajudará a se sentir localizado, seguro e, principalmente, inserido num coletivo.
 
Em caso de dúvidas, solicita-se que os responsáveis procurem o profissional competente para saná-las, evitando tratar questões que exigem maior maturidade com ou diante das crianças, pois isso pode deixá-las ansiosas.
 
Quando o aluno apresentar uma mudança brusca de comportamento que os pais julgam estar relacionada à sua vida na escola, é importante procurar conversar a esse respeito com a orientadora da classe, que é, juntamente com a professora, a responsável pelo acompanhamento pedagógico e educacional no universo escolar. Pais e educadores têm, em ambientes diferentes, mas complementares, todo o interesse em propiciar um constante bem-estar e pleno desenvolvimento do aluno.
 
Entrada e saída dos alunos
 
Solicita-se que o aluno da Educação Infantil chegue à escola cinco minutos antes do início das aulas. O portão é aberto quinze minutos antes desse início. A saída deve ocorrer em, no máximo, quinze minutos após o término das aulas.
Na entrada e saída dos alunos, para facilitar a circulação de veículos, é importante que cada um pense no conforto e na segurança de todos. Pede-se a quem traz e busca o aluno que respeite as regras de embarque / desembarque e que permaneça no carro. Se for necessário permanecer na escola por mais tempo, o responsável deve estacionar o veículo em local apropriado, para não atrapalhar o fluxo no portão. Os alunos do G1 devem ser retirados da sala de aula por um acompanhante.
 
Medicamentos e Uniforme
 
Os medicamentos a serem ministrados nos períodos em que o aluno permanece na escola devem ser entregues ao professor ou deixados na portaria, no horário de entrada, com a identificação do aluno e a posologia, obrigatoriamente escrita.
 
Uniforme
 
O uniforme completo desenhado pela Escola é de uso obrigatório. É uma roupa mais adequada para as atividades escolares, por permitir movimentos amplos, facilitar a rotina do aluno e propiciar maior autonomia.
 
As meias e os calçados não são definidos estritamente pela escola, mas devem seguir certas características: as meias devem ser brancas ou cinza; os calçados devem ser confortáveis, sendo indicados os tênis, sapatos ou sandálias de couro rasas, não escorregadias, e que não atrapalhem os movimentos. Em dias de chuva, não são recomendados tênis de pano ou sandálias.
 
Todas as peças do uniforme devem ser usadas em seu formato original – não é permitida a customização (como rasgar, cortar, tingir ou desbotar).
 
Para evitar perdas ou trocas, os uniformes devem vir marcados com o nome e a classe do aluno.
 
O uniforme é confeccionado por empresas autorizadas, sob a responsabilidade exclusiva da Escola. Deve ser adquirido na Escola e encomendado com antecedência de trinta dias úteis. O uniforme de inverno deve ser solicitado no início do ano letivo. A escola não se responsabiliza por qualquer peça de uniforme que não tenha pronta entrega.
 
Objetos pessoais e Passeios
 
Todos os objetos pessoais do aluno devem estar identificados com o seu nome e classe. O aluno não deve vir com joias ou outros objetos inadequados à rotina escolar.
 
Na Educação Infantil, ele deve trazer uma pequena mochila contendo um saco impermeável, um avental, para as aulas de Artes, e uma roupa reserva. Além disso, o aluno dos Grupos 1 e 2 precisa trazer, diariamente, conforme seus hábitos, todo o material referente à troca de fraldas: produtos para higiene, uma toalha, fraldas. Quem dorme na escola deve trazer roupas de cama (trocadas semanalmente), um travesseiro (caso use) e um cobertor.
 
Passeios
 
A partir do Grupo 3, o aluno realiza passeios definidos de acordo com os projetos curriculares, para ampliar seus conhecimentos e sua capacidade de observação do ambiente externo ao escolar, assim como favorecer a socialização e enriquecer as propostas de trabalho.
 
A ocorrência desses passeios é comunicada antecipadamente aos pais, através de correspondência específica, com todas as informações, inclusive custos, formas e datas para pagamento.
 
Processo de matrícula
 
O aluno já matriculado na Escola Carlitos inicia o processo de rematrícula no mês de setembro, quando é feito o pagamento da taxa de reserva de vaga. No início de novembro, a Escola encaminha aos pais os documentos necessários para completar esse processo, entre os quais se inclui o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, com a definição dos valores da anuidade escolar do ano seguinte.
 
Recursos didáticos
 
A Escola Carlitos tem como prática pedagógica a estimulação do uso adequado de materiais didáticos diversificados.
Anualmente, a equipe de educadores, após pesquisa criteriosa, providencia jogos, brinquedos, revistas, cadernos, agendas, textos, materiais de artes, equipamentos esportivos, entre outros instrumentos didáticos adequados e necessários ao desenvolvimento dos projetos educacionais em cada faixa etária.
 
 
 





Fale Conosco













Encontre mais em: São Paulo






80216

https://www.guia-se.com.br/anuncios/gravaNota